As imagens produzidas por Inteligência Artificial (IA) que mostram o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sendo preso, estão circulando como se fossem reais. O caso é mais um exemplo de como as fake news podem ser perigosas e se espalhar rapidamente nas redes sociais.
O responsável pelas fotos é Eliot Higgins, criador do Bellingcat, um coletivo independente de pesquisadores, investigadores e jornalistas cidadãos. Sendo assim, ele divulgou o trabalho na segunda-feira (20) e, em pouco tempo, a brincadeira começou a ser compartilhada por internautas de todo o mundo e gerando as fake news.
Segundo Higgins, ele utilizou a ferramenta Midjourney para produzir as imagens, que mostram Trump sendo preso e resistindo aos agentes de segurança. Dessa forma, apesar de muito bem feitas, as imagens não são perfeitas e apresentam algumas imperfeições, como rostos e mãos com formatos esquisitos.
Trump e o porque das fake news
Ademais, grande parte do motivo da brincadeira de Higgins ter se espalhado de forma tão rápida é que o próprio Donald Trump, havia dito que poderia ser preso motivado por uma investigação que está em andamento na justiça de Nova York. Dessa forma, a investigação visa descobrir se o ex-presidente dos Estados Unidos cometeu crime de suborno.
Confira também tudo sobre o novo modelo de linguagem LLaMA da Meta.