Novas restrições já começaram a ser implantadas agora, com promessas de mais para o futuro.
A apenas seis semanas das eleições norte-americanas, que estão marcadas para o dia 8 de novembro, o TikTok irá banir todo tipo de arrecadação política, expandindo suas regras eleitorais, já a partir desta quarta-feira (21) com o intuito de dificultar a captação de recursos por grupos políticos, através da plataforma.
Blake Chandlee, que exerce o cargo de presidente de soluções globais do TikTok, disse que a empresa irá desativar todos os recursos de publicidade e monetização de partidos e políticos da plataforma, além disso, eles precisarão solicitar uma verificação.
Em suas palavras, Blake disse: “Ao proibir a arrecadação de fundos da campanha e limitar o acesso aos nossos recursos de monetização e verificação de contas, nosso objetivo é encontrar um equilíbrio entre permitir que as pessoas discutam os problemas relevantes para suas vidas e ao mesmo tempo, proteger a plataforma criativa e divertida que nossa comunidade deseja”.
O TikTok espera lançar nas próximas semanas uma proibição bem abrangente de arrecadação de fundos para campanha, e desta forma, ele irá proibir que políticos e partidos utilizem a plataforma de modo a direcionar os usuários a seus próprios sites de campanha, onde podem receber doações.
Em Agosto a plataforma já buscava lidar também com a ameaça da desinformação eleitoral, enfatizando uma política já existente que proíbe os influenciadores de serem pagos ao postar conteúdo político.
Mesmo com a proibição de publicidade política no TikTok, desde 2019, fato é que a plataforma continua inundada deste tipo de conteúdo, e por ter uma base de usuários jovem, até mesmo se comparado a outras plataformas, o TikTok acaba sendo essencial para políticos e partidos que buscam o apoio de eleitores jovens.