A Universidade de Tecnologia de Sydney (UTS) está liderando um projeto de pesquisa inovador que usa a interface cérebro-máquina para controlar robôs com a mente. Isso significa que um usuário pode controlar um robô apenas com seus pensamentos, graças a uma tecnologia de biossensor que está sendo desenvolvida pela equipe de pesquisa da UTS.
O Exército Australiano já realizou uma demonstração bem-sucedida, controlando um robô quadrúpede com a interface cérebro-máquina, com uma precisão de 94%.
Os benefícios dessa tecnologia são enormes, especialmente para pessoas com deficiência física, que poderiam ter maior autonomia e independência com o controle de robôs através da mente. Equipes de resgate também poderiam usar robôs controlados por ICM para alcançar áreas perigosas e salvar vidas. A tecnologia também tem potencial para ser usada em entretenimento e em outras áreas, como a medicina.
Embora essa tecnologia ainda esteja em seus estágios iniciais, os pesquisadores da UTS estão trabalhando diligentemente para avançar no desenvolvimento. Esta pesquisa representa um passo importante em direção a um futuro onde o controle da mente sobre a tecnologia se torna uma realidade.
É importante destacar que a tecnologia da interface cérebro-máquina também traz consigo uma série de preocupações éticas e de segurança, como a privacidade dos usuários e a possibilidade de ataques cibernéticos. Portanto, é necessário que os pesquisadores abordem essas questões à medida que a tecnologia se desenvolve.
Confira também tudo sobre o lançamento do Lenovo IdeaPad 1 no Brasil.
Caixa de Som Mondial Thunder Street II por menos de R$180
Se você está procurando uma experiência sonora poderosa e versátil, não precisa procurar mais. Apres…
Samsung Galaxy S24 Ultra: Review Completa
Review completo do Samsung Galaxy S24 Ultra, conheça os recursos de inteligência artificial, ofertas…
Faça duas receitas ao mesmo tempo na Air Fryer Dual (29% off)
Se você está em busca de uma Air Fryer que vai revolucionar a sua cozinha, a Air Fryer Dual da Mondi…