Pular para o conteúdo
Início » blog » Morre Gordon Moore, pioneiro do Vale do Silício e cofundador da Intel

Morre Gordon Moore, pioneiro do Vale do Silício e cofundador da Intel

Gordon Moore, cofundador da Intel, faleceu na última sexta-feira (24) em sua casa no Havaí aos 94 anos. Sua morte representa uma grande perda para a indústria de tecnologia e para o mundo em geral.

Ademais, Moore foi uma figura central na história da eletrônica e suas inovações no design e fabricação de chips semicondutores ajudaram a lançar o Vale do Silício e transformar o computador na ferramenta onipresente da vida moderna. Ele é mais conhecido por ter previsto em 1965 que o poder do computador dobraria a cada ano durante uma década, uma previsão que ele modificou em meados da década de 1970 para a cada dois anos.

Assim sendo, essa previsão se tornou a Lei de Moore, uma força motriz da tecnologia de computadores e que inspirou muitos cientistas e engenheiros. Moore fundou a Intel em 1968 com o físico Robert Noyce e a empresa liderou o rápido avanço da tecnologia de semicondutores. Assim, em 1971, a Intel introduziu o primeiro circuito integrado tão poderoso que poderia ser chamado de “processador programável de uso geral” — ou microprocessador —, o cérebro de um computador em um único chip.

Além disso, a contribuição de Moore para a tecnologia de semicondutores teve um impacto significativo em várias outras áreas, incluindo a indústria de telecomunicações, a fabricação de equipamentos médicos e a aviação.

Saudade e o Legado

Seu legado continuará a inspirar e influenciar a indústria de inovação por muitos anos. Os CEOs das principais big techs lamentaram o falecimento de Moore no Twitter e destacaram a importância de suas contribuições para a tecnologia. O chefe da Intel, Pat Gelsinger, afirmou que a empresa trabalhará para preservar o legado do pioneiro. O CEO do Google e da Alphabet, Sundai Pichai, disse que Moore foi uma inspiração pessoal, e o CEO da Apple, Tim Cook, afirmou que todos que trabalham com tecnologia têm um débito com Moore.

Assim, a morte de Gordon Moore representa uma grande perda para a comunidade de tecnologia e para o mundo em geral. Ademais, sua contribuição para a tecnologia de semicondutores ajudou a moldar o mundo em que vivemos hoje. Que sua memória continue a inspirar e influenciar a próxima geração de inovadores.

Veja tudo sobre a atualização do iPhone que trouxe recurso de isolamento de voz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *